quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Agricultura, meio-ambiente e saúde: temas do segundo dia de palestras


O programa “Saúde e Segurança do Trabalhador do Campo” foi abordado durante o segundo debate das atividades de extensão, que acontecem no Centro de Convenções e Eventos de Atibaia. José Adami e Celina Abraão, membros da Secretária da Agricultura e Saúde de Atibaia, apontaram que o projeto, criado em 2001, envolve pessoas que trabalham no campo e tem como objetivo conscientizar e promover saúde, bem-estar e compartilhar responsabilidades.


A pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Gisela Figueiredo, participou do debate e falou sobre os impactos que os agrotóxicos causam à saúde, enfatizando a importância do uso efetivo dos equipamentos de proteção.


Heloisa Filizola, pesquisadora da EMBRAPA, relatou as principais ameaças causadas pelas atividades humanas aos recursos naturais. E chamou a atenção para o paradoxo existente entre qualidade e quantidade ambiental: “A necessidade cada vez maior da produção agrícola e o uso de agrotóxicos, aumentam também as ameaças ao meio ambiente”.


Para hoje, quarta-feira, está previsto um debate sobre Educação Ambiental e Interdisciplinaridade, também no Centro de Convenções, a partir das 19 horas.

Nenhum comentário: