segunda-feira, 22 de outubro de 2007

AIPT quer divulgar importância das Geociências para a sociedade


Reduzir os riscos dos impactos causados por desastres naturais. Construir edificações mais seguras, tanto para o meio ambiente como para o ser humano. Inovar no conhecimento sobre os recursos naturais. Estes são alguns dos objetivos do Ano Internacional do Planeta Terra, segundo Carlos Oití Berbet, representante no Brasil da IUGS para o AIPT. "A idéia principal, na verdade, é chamar a atenção da sociedade para a importância das Geociências", disse.

O comitê do AIPT, formado por 23 cientistas do mundo todo, escolheu 10 temas que norteiam as discussões e ações relacionadas ao Ano Internacional. Oití explicou cada um dos temas e destacou as principais necessidades em cada área, como políticas de longo prazo que harmonizem demandas econômicas, sociais e ambientais no caso das megacidades e novas tecnologias, pesquisas e metodologias para diminuir a vulnerabilidade das pessoas e lugares frente à ocorrência de desastres naturais.

No Brasil, o primeiro evento referente ao Ano Internacional aconteceu em janeiro deste ano, com a realização da Estação Ciência, em São Paulo. Para o próximo ano, além da programação de divulgação (com criação de revistas, blogs, realização de assembléias, por exemplo), Oití destacou a realização do Congresso Brasileiro de Geologia, que será em Curitiba-PR.

Nenhum comentário: