quarta-feira, 17 de outubro de 2007




Atibaia se prepara para uma semana de comemorações
ao Ano Internacional do Planeta Terra


Aproveitando a realização do XI Congresso Brasileiro de Geoquímica, que acontece entre 21 e 26 de outubro em Atibaia, e para envolver a população do município e região nas comemorações ao Ano Internacional do Planeta Terra, uma série de atividades é programada, com apoio de representantes do evento e da prefeitura municipal local.

No Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, já estão agendados três debates para as noites de 22, 23 e 24 de outubro (segunda, terça e quarta-feira), a partir das 19 horas. Com a participação de profissionais da prefeitura de Atibaia e de outras instituições científicas, como Unicamp e USP, as palestras são abertas ao público e a entrada é gratuita. Na noite de segunda-feira, será discutido o tema “Meio Ambiente e Saúde”; na terça haverá um debate sobre “Meio Ambiente, Agricultura e Saúde” e na quarta o público poderá conferir uma discussão sobre “Educação Ambiental e Interdisciplinaridade”.

Ainda no Centro de Convenções, na mesma semana, será montado um planetário portátil inflável, cedido pelo MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins), do Rio de Janeiro. O planetário deverá receber, durante o dia, visitas de centenas de crianças de algumas escolas de Atibaia, escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação. Elas terão a oportunidade de conhecer os planetas do Sistema Solar, suas principais características e obter informações sobre o Planeta Terra e a importância da água para a existência da vida.

Plantio de árvores

Crianças, estudantes e participantes do congresso também estarão juntos no dia 24, quarta-feira, quando haverá um plantio de mudas de árvores em pelo menos duas áreas de Atibaia. Propostas pelo prefeito José Roberto Trícoli, as áreas escolhidas são Bairro da Usina e Parque das Águas. As mudas estão sendo escolhidas por técnicos das áreas de meio ambiente e agricultura da prefeitura de Atibaia, preocupados em optar por espécies que se adaptem ao meio e que sejam importantes para a fauna local.
O plantio, segundo os organizadores do congresso, quer contribuir com o projeto de ampliação de áreas verdes e arborização de Atibaia, já desenvolvido pela prefeitura do município.

Outras atividades

Ainda faz parte da programação da semana uma caminhada geológica, onde alguns jovens de Atibaia poderão conhecer melhor a formação geológica do município. Também será apresentado à população o Mapa Geológico de Atibaia, produzido pelo Serviço Geológico do Brasil. O mapa do subsolo do município é mais uma ferramenta que pode ser útil à implantação de políticas direcionadas ao desenvolvimento regional e ao fornecimento de dados para o planejamento territorial do município.

Na tarde do dia 20, antecedendo a abertura oficial do XI Congresso Brasileiro de Geoquímica, está programada também a exibição do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, na seção do Cine-Clube da Câmara Municipal de Atibaia. Após a exibição, haverá um debate entre o público presente e alguns congressistas sobre mudanças climáticas, qualidade de vida e meio ambiente.

Nenhum comentário: