sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Importância da Geoquímica e Rede Geochronos são destaques da manhã de sexta


Na manhã de sexta-feira, dia 26, dois assuntos permearam as conferências plenárias: a importância da Geoquímica, destacada pelo secretário geral da SBGq Carlos Bandeira e pelo presidente da sociedade Luiz Antonio Trindade, e a criação e fortalecimento da Rede Geochronos, pelo pesquisador Ciro Appi da CPRM.

Para Carlos Bandeira, a Geoquímica tem um papel fundamental na melhoria da qualidade ambiental e da qualidade da vida humana. "É importante na identificação e busca de soluções remediadoras na detecção de gases na atmosfera, qualidade de águas para consumo, determinações analíticas relacionadas a contaminações em solos e na avalição de resíduos", disse. Na conferência, ele destacou as novas técnicas e metodologias e os equipamentos analíticos que têm colaborado para o êxito da área.

Luiz Antonio Trindade destacou as realizações da SBGq nos últimos dois anos, como a revitalização da revista Geoquímica Brasiliensis, a criação de um livro sobre Prospecção Geoquímica (com 30 capítulos, escrito por 60 autores e que está em fase de revisão) e a manutenção da homepage oficial da sociedade.

Ciro Appi falou sobre o processo de criação da Rede Geochronos, resultado de uma parceria entre diversas instituições de pesquisas, CPRM e Petrobras. Segundo ele, o objetivo da rede é integrar pesquisadores e instituições e viabilizar projetos de Geociências para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para a criação da rede, foram investidos mais de R$ 20 milhões - montante que colocou a iniciativa como a de maior investimento em Geociências nos últimos 20 anos.

Hoje, a rede atua com programa de capacitação (através de bolsas de pesquisa) e deve ser ampliada - estão previstos a criação de mais seis laboratórios em instituições de pesquisa.

Nenhum comentário: