terça-feira, 23 de outubro de 2007

Meio ambiente, Planeta Terra e saúde são temas da conferência plenária de 3ª feira

As atividades do congresso nesta manhã de terça-feira, dia 23, tiveram início com uma conferência plenária sobre meio ambiente e saúde, com destaque para o Ano Internacional do Planeta Terra.

O pesquisador Olle Selinus, presidente da IMGA destacou que a Geologia Médica – também chamada de Geomedicina – será o foco do Congresso Internacional de Geologia a ser realizado em 2008, em Oslo, na Noruega. Assim, geologia médica, água, saúde humana e meio ambiente serão temas a serem abordados pelos pesquisadores que estarão presentes no evento.

Humberto Cereser, do Instituto Pelé Pequeno Príncipe, falou sobre o projeto de geomedicina no Paraná e destacou a criação de um sistema de Web Mapping, que tem por finalidade auxiliar pesquisas ambientais e de doenças crônicas de maior incidência em crianças na região.

O Web Mapping trará informações sobre a relação entre teores de elementos químicos e substâncias encontradas no meio ambiente e efeitos na saúde humana, animal e vegetal.
Segundo ele, o estado paranaense possui as maiores taxas de câncer no córtex das glândulas supra-renais em crianças entre 0,8 e 3 anos. O objetivo de pesquisas conduzidas pelo Instituto é verificar se há e quais são as influências ambientais sobre a doença.

O pesquisador Bonald Figueiredo, também do Instituto, participou da conferência via skype e, diretamente da França, respondeu perguntas relacionadas ao assunto feitas pelo público presente.

Nenhum comentário: