sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Mesa-redonda debate ambiente, sociedade e multidisciplinaridade


Na manhã desta sexta-feira, os pesquisadores Umberto Cordani, Bernardino Figueiredo e Maria Cristina Forti participaram de uma mesa-redonda sobre Ambiente e Sociedade. Umberto Cordani destacou os principais desafios ambientais colocados para a comunidade acadêmica e Maria Cristina Forti ressaltou sobre as conseqüências das atividades humanas na atmosfera, geosfera, biosfera e hidrosfera.

Segundo a pesquisadora, é preciso que a sociedade se aproprie do conhecimento, para lidar com os problemas ambientais, e que haja uma transformação do paradigma de desenvolvimento.

O pesquisador Bernardino Figueiredo, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da Unicamp, falou sobre o doutorado Ambiente e Sociedade e o desafio de colocar em prática a multidisciplinaridade. "Os grandes problemas não podem ser solucionados por uma única disciplina". Segundo ele, um trabalho multidisciplinar requer uma equipe multidisciplinar, na qual cada integrante deve desempenhar da melhor forma possível o seu trabalho, mas é consciente de que precisa estar sempre aberto e se comunicar para que o resultado final da pesquisa seja positivo.

As atividades do congresso se encerram às 12h30. A partir das 14h30, haverá uma assembléia da Sociedade Brasileira de Geoquímica com a participação dos editores da Geochimica Brasiliensis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.