segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Planetário traz diversão e aprendizado para estudantes


No calendário de comemorações ao Ano Internacional do planeta Terra em Atibaia, uma das atividades é o planetário portátil inflável, cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) do Rio de Janeiro. Montado no Centro de Convenções da cidade, o planetário tem o objetivo de despertar nos estudantes a curiosidade a respeito da importância da água para a existência de vida no planeta Terra.


De maneira simples e descontraída, dentro do planetário, é feita uma apresentação de slides, cujo objetivo também é conscientizar os alunos de que é preciso usar, de forma sustentável, os recursos naturais. Junto à apresentação, os monitores responsáveis pela atividade batem papo com os alunos e contam a história e curiosidade das constelações do Sistema Solar, abrindo espaço para as perguntas dos estudantes.


Primeira turma – Na manhã desta segunda-feira, dia 22, o primeiro colégio a visitar o planetário foi a escola “Terra Brasil”. Os alunos do sexto e nono anos do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora de História Ingrid Haag, mostraram muito interesse pela novidade.


Durante a exibição dos slides e da explicação dos monitores, olhos e ouvidos atentos a tudo que era falado. O objetivo da atividade foi cumprido: “Fiquei sabendo sobre as constelações e sua importância para os povos antigos”, disse o estudante do sexto ano Eduardo Andrade, 11 anos.


A professora da turma garantiu que os assuntos debatidos no planetário também serão abordados em sala de aula. “A escola segue uma linha de trabalho de conscientização, ensinando a respeitar o próximo e todo ser vivo da Terra”, disse. A atividade, segundo ela, contou com a adesão da escola porque trata diretamente sobre um tema que preocupa a sociedade: a questão ambiental.


A atividade, que teve início hoje, deve acontecer até quarta-feira, dia 24. Em cada dia, serão feitas oito apresentações, reunindo, assim, cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas atibaienses, escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário: